Com o crescimento do setor alimentício no Brasil nos últimos anos e mudanças trazidas pela pandemia, o segmento de alimentação fora do lar tem tido grandes mudanças, principalmente no que diz respeito às novas necessidades do consumidor.
Questões como a facilidade para fazer um pedido e o lançamento de aplicativos de delivery são reflexos de algumas dessas necessidades, como proatividade, busca por promoções (através de cupons de desconto, o frete grátis, por exemplo), influenciaram bastante no nosso hábito de consumo de alimentos e bebidas, sobretudo no mundo digital.
O Seara Food Solutions é o apoio que você precisa. Vai abrir uma hamburgueria, pizzaria, lanchonete ou restaurante e precisa de uma ajuda?
Em nossa plataforma Seara Food Solutions, pensando em te ajudar a adequar o seu negócio a essas novas necessidades, trazemos conteúdos inovadores, soluções, tendências de mercado, dicas de negócios, estratégias, além de soluções práticas que vão facilitar o seu dia a dia como empreendedor e te ajudar a ter sucesso!
Empreender no ramo alimentício: desafios e oportunidades
A partir deste cenário de amplo crescimento de negócios do setor alimentício e de grandes mudanças na forma como a sociedade está consumindo alimentos e bebidas, os empreendedores enfrentam novos desafios. O lançamento de aplicativos de delivery traz muita facilidade para fazer um pedido, além disso, a presença de campanhas promocionais com diferentes vantagens como o frete grátis e cupons de desconto, por exemplo, também acabam mudando bastante o nosso hábito de consumo de alimentos e bebidas, trazendo cada vez mais o consumidor para as plataformas de entrega.
Para você que é empreendedor, é interessante saber:
- Quais são as oportunidades para seu negócio;
- Quais serão os principais desafios perante essas mudanças.
Se você está no início da sua jornada empreendedora, para saber suas melhores oportunidades de negócio é preciso estabelecer alguns caminhos, como por exemplo, saber de que forma e em quais fontes você vai buscar orientação, informações ou auxílio nesse momento.
Se entender neste mercado, que vem mudando constantemente, e entender as novas necessidades de seu público-alvo pode ser um desafio!
Além disso, existe um universo administrativo que você vai vivenciar, e também vai precisar aprender sobre. Questões como gestão de pessoas, gestão de recursos, marketing e até mesmo pontos básicos da rotina de um gerenciador de negócios entrarão em cena.
As principais oportunidades de negócio estão relacionadas ao quanto você compreende o seu público-alvo, o quanto seu produto ou serviço representa uma solução para eles, e o quanto eles estão dispostos a pagar por isso.
É claro que seu atendimento, a experiência de compra que você gera, seu produto final e seus diferenciais também influenciam muito no quanto o consumidor pagará pelo produto.
Como o portal Seara Food Solutions pode te ajudar?
O Seara Food Solutions funciona como um conjunto de serviços, voltado principalmente para o público que pretende ter ou já tem algum negócio no ramo alimentício. Te ajudamos a se manter atualizado num mercado competitivo, trazemos notícias importantes do meio, dados e estatísticas que podem te ajudar a compreender melhor o cenário, dicas, receitas e muito mais.
Além disso, você pode contar com a melhor curadoria de produtos Seara para inserir no seu cardápio. Em nossa plataforma, você encontra tudo separadinho por marcas, por produtos, além de muitas ferramentas úteis para o seu negócio.
Confira aqui algumas surpresas que você terá acesso no Seara Food Solutions:
- Seara consultoria de negócios;
- Consultoria de receitas – separadas por nível de dificuldade;
- Serviços – como calculadora de ingredientes para receitas;
- Boas práticas para inovar seu negócio;
- Estratégias e dicas de gestão e administração de negócios alimentícios.
Como começar um novo negócio no ramo alimentício
Comece respondendo roce às perguntas mais básicas sobre seu negócio. À medida que as respostas vão fluindo e se torna mais fácil imaginar as pontas do negócio se conectando, você afunila e começa a dificultar as perguntas, até conseguir estruturar seu plano de negócios por inteiro.
Exemplos de perguntas que você pode se fazer para começar:
- Seu negócio terá um lugar físico ou será um delivery sem espaço pros clientes frequentarem?
- No caso de delivery, como você apresentará seus produtos e condições de compra? Será um aplicativo, um site, um telefone para contato, por meio de redes sociais?
- Você já pensou onde seu negócio estará estrategicamente posicionado? Perto de seus potenciais clientes? Ou perto dos fornecedores? Ou num ponto de praça valioso com variedade de públicos?
- Pensando em trazer a percepção de benefício e pertencimento para os clientes, quais mecanismos serão utilizados? Promoções, ações de engajamento com o público, cartão de fidelidade?
- Entenda quais são as preferências do público, o que dá mais lucro, o produto que mais é vendido, o que é menos vendido, ou o que tem melhor custo-benefício e etc.;
- Se oriente pelas metas SMART.
O que são metas S.M.A.R.T?
Mesmo no começo, é fundamental traçar metas de crescimento e projeções futuras. Para facilitar, trouxemos a metodologia SMART, que é simples e eficaz:
Basicamente, cada letra traz um significado que deve ser incorporado ao traçar suas metas de negócio:
S – (específicas): saber o que deve ser alcançado e especificar as ações que serão necessárias para se chegar lá;
M – (mensuráveis): ter indicadores para mensurar o progresso da meta;
A – (atribuições): especificar quem será o responsável pelo alcance de cada indicador ou meta, ou parte do processo;
R – (realistas): não adianta traçar metas grandes e irrealistas, você pode se frustrar caso a meta não seja atingida;
T – (temporal): toda meta precisa de um prazo a ser cumprido. Aqui também entra a necessidade de saber priorizar as ações, para evitar que tarefas de rotina passem à frente dos objetivos principais.
Exemplos práticos para facilitar o entendimento:
Imagine a seguinte situação: você acaba de abrir uma pizzaria e decidiu traçar suas metas SMART.
Informações úteis:
- O faturamento precisa ser de R$40.000,00/mês.
- Vamos considerar que o mês tem 4 semanas.
- Logo, o faturamento semanal precisa ser 40.000/4 = R$10.000.
- Se o preço médio das pizzas é de R$40,00, a pizzaria precisa vender R$250,00 por semana (10.000/40).
- Considerando a semana com 5 dias úteis, cada dia precisa vender 10 pizzas, para totalizar 50 por semana.
As metas SMART dessa pizzaria seriam algo do tipo:
Meta S: Estabelecer uma pizzaria que alcance uma receita mensal de R$40.000,00. Isso implica em ter um plano claro para gerar renda por meio das vendas de pizzas.
Meta M: Avaliar o progresso diariamente, registrando o número de pizzas vendidas. O objetivo é atingir uma média de 50 pizzas por dia, considerando os dias úteis, totalizando 250 pizzas semanalmente.
Meta A: O gerente da pizzaria será responsável por monitorar as vendas diárias e garantir que a equipe esteja trabalhando para atingir a média de 50 pizzas por dia. Os atendentes de balcão também terão a tarefa de estimular as vendas durante os horários movimentados.
Meta R: As metas precisam ser definidas com base na capacidade da equipe da pizzaria e no contexto do mercado local. Elas devem ser viáveis e realistas, levando em conta a procura por pizzas na região e o tamanho da equipe disponível para atender aos clientes.
Meta T: O objetivo é alcançar a média de 50 pizzas vendidas por dia nos próximos 3 meses. Isso proporciona um período para realizar ajustes nas estratégias de marketing, promoções e operações, se necessário, com o intuito de consistentemente atingir a meta estabelecida.
Quais soluções Seara Food Solutions podem te ajudar a crescer ou lançar seu próprio negócio do ramo alimentício?
Você, empreendedor do ramo alimentício, tem em mãos uma plataforma completa para o ramo de comidas e bebidas. Na Seara Food Solutions, você encontrará diversos conteúdos atuais, reportagens, notícias e, até mesmo, soluções práticas para te ajudar a organizar seu negócio. Por exemplo, já pensou ter uma calculadora que te ajude a calcular a quantidade de ingredientes ideal para uma receita? A gente pensou!
Além disso, você terá acesso às receitas mais desejadas dos chefes Seara, além dos produtos e marcas.
E você ainda pode contar com o Seara.edu, nossa linha editorial com conteúdos educativos sobre como estruturar um plano de negócios, um planejamento de marketing, análises importantes, planos de ações e demais conteúdos como o que você está lendo agora.
Queremos fazer parte da sua trajetória de sucesso e dizer que você pode contar com a gente!