Seara Food Solutions

Tendências do mercado de food service para 2024

Com certeza você já ouviu o termo “food service”, ou “food solutions”, e por aí. E, se você é dono de algum negócio dentro do ramo alimentício, é fundamental que entenda sobre esse mercado e suas tendências.   O food service pode ser entendido como algo que engloba o segmento de alimentação fora do lar alimentício, mas também abarca praticamente todas as frentes de atuação de um negócio da indústria alimentícia.   Com a popularização do termo e mudança nos hábitos de consumo, veio a necessidade de definir exatamente o que é o Food Service e qual o principal objetivo desse ramo. Como todo grande mercado, existe a necessidade de institutos de pesquisa para acompanhamento de performance e mapeamento de tendências. A missão e visão do IFS Brasil podem ser resumidas na união das frentes de produção do nicho alimentício, em prol do crescimento, profissionalização, elevação do serviço de food service brasileiro a níveis mundiais, segurança alimentar e eficiência operacional em benefício do consumidor.  
Diagrama com todas as marcas de Food Service, ou Food Solution, do mercado atual.
(Imagem: retirada diretamente do site Instituto Food Service Brasil)
  E nosso projeto recém-estreado já adquiriu notoriedade e reconhecimento para fazer parte da diretoria do IFB! O Seara Food Solutions faz parte das principais marcas do IFB, ao lado de muitas multinacionais, que trazem seriedade e maturidade para o Instituto.  

Perspectivas do setor alimentício em 2023

Não é novidade para ninguém que a pandemia em 2019 trouxe muito mais que novos hábitos de saúde, mas também novos hábitos de comportamento, de consumo e até de como as pessoas estão se relacionando com a comida.   O delivery foi a alternativa que melhor se encaixou na rotina e na realidade dos brasileiros. Muitas empresas viram seus negócios prosperarem, contra a maré econômica da pandemia, justamente pelo uso do serviço de entrega, que resolvia o problema da restrição de circulação de pessoas, ou da permanência de clientes em estabelecimentos.   A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) passou um dado muito interessante de que quase 90% dos restaurantes brasileiros adotaram o delivery durante a pandemia.   Um outro dado compartilhado pela ABIA (Associação Brasileira de Indústrias de Alimentos) foi o crescimento de mais de 180% do varejo food service em 10 anos aqui no país. Ou seja, entre 2009 e 2019, o setor cresceu 184,5%, sendo que nas vendas totais do setor de alimentação representou 33,1%.   Já em 2020, num faturamento total de mais de R$573 milhões da indústria alimentícia brasileira, cerca de R$139,4 bilhões foram apenas do food service.   Ao analisarmos os últimos anos, podemos observar que houve um crescimento no faturamento de food service, que atingiu seu ápice em 2019, com o valor dito acima. Já em 2020, é possível notar um recuo no faturamento do ramo, apesar das previsões serem favoráveis ao crescimento contínuo.  
  • 2015: R$144 bilhões.
  • 2016: R$154,2 bilhões.
  • 2017: R$164,7 bilhões.
  • 2018: R$172,8 bilhões.
  • 2019: R$184,7 bilhões.
  • 2020: R$139,4 bilhões.
  Este recuo de 2019 para 2020 faz todo sentido considerando que a pandemia afetou toda a economia, não somente um nicho de mercado.   Porém, a ABIA divulgou que o faturamento do varejo food service em 2022 fechou na casa dos R$166,9 bilhões, constatando a volta do crescimento e sua recuperação após 2020.  

Desafios e oportunidades da economia para 2024

No mar de oportunidades do setor alimentício, a competitividade entre os principais nomes transforma o cenário em um verdadeiro “oceano vermelho”.   Oceano vermelho é uma expressão usada no marketing e na gestão de negócios quando nos referimos a um ambiente muito competitivo, no qual a concorrência é acirrada e os empreendedores disputam uma mesma demanda. Um mercado que possui diversas empresas do mesmo ramo de atuação, com as mesmas soluções, ou soluções parecidas.   Para enfrentar esse desafio, o caminho é trazer diferenciação aos seus produtos e serviços através de inovação. Aqui, vem a importância de se planejar, construir um sólido plano de negócios e plano de marketing bem detalhado, para você não virar “só mais um no mercado.”   O contrário de oceano vermelho é a estratégia do oceano azul. Ela representa cenários e oportunidades de mercado que não foram explorados, são produtos ou serviços que buscam sair do óbvio e entregar um valor (no sentido de experiência) diferenciado para seu público-alvo. Assim, a empresa evita competição intensa, encontra e forma novos públicos em áreas inexploradas.   Por exemplo, podemos citar a Netflix como uma empresa que se viu na estratégia do oceano azul quando foi lançada. A marca foi pioneira em oferecer um serviço de streaming on-line, que as pessoas pudessem adquirir por um preço de uma assinatura mensal considerado acessível na época. Depois dela, surgiram muitas outras empresas oferecendo serviços parecidos, já estreitando a competição do mercado.   Voltando nossa atenção para as oportunidades do food service no Brasil, podemos destacar o seu notável crescimento no faturamento. Comparando com 2019, quando o setor cresceu apenas 3,2%, o setor cresceu 10,2% em 2022. Esse importante dado nos mostra que, para continuar acompanhando as novas tendências de consumo e hábitos alimentares dos brasileiros, o setor food service precisa continuar crescendo, precisa de espaço para atuar e de incentivos governamentais para operar.   O presidente executivo da ABIA, João Dornelas, reconheceu que 2022 foi um ano de adaptações para o setor, e que muita coisa pode ser escalonada nos próximos anos: “O consumidor mudou, o comportamento de consumo não é mais o mesmo, e os negócios precisam estar em sintonia com esse novo momento. São novas formas de comprar e vender: foodtechs com foco em cuidar do mundo e das comunidades, quick commerce, novas estratégias para ressignificar e valorizar as conexões e relações humanas”.  

Tendências para o seu food service prosperar

Separamos aqui algumas dicas de tendências e estudos, que foram observados nos últimos anos, que estão diretamente conectados ao setor de food service, ou food solutions, e como você pode inovar nele.  

1. Delivery

  É claro que a primeira tendência não poderia ser outra a não ser o delivery. Se você ainda não tem um sistema de delivery pro seu negócio alimentício, avalie as possibilidades e pense numa estratégia para incrementá-lo, pois, ao adotar plataformas como o iFood, por exemplo, você expandirá suas vendas, seu alcance e sua visibilidade.   E, se você já tem o delivery no seu sistema de negócios, busque sempre maneiras de inovar, seja no pŕoprio ato da entrega ou nas etapas anteriores, que são concluídas com o delivery e, por isso, precisam estar bem alinhadas.  

2. Alimentação saudável

  As tendências de saudabilidade foram muito impulsionadas pela própria pandemia. Os influenciadores disseminaram as informações, mas as necessidades de cuidar da saúde ficaram mais latentes na pandemia. A alimentação saudável tornou-se ponto de preocupação dessa nova rotina e trouxe também muitos novos hábitos de consumo e de se relacionar com a comida. De acordo com a plataforma Bake and Cake, mais de 60% dos brasileiros estão em busca de manter uma dieta saudável.   Movimentos como o vegetarianismo e até mesmo o veganismo, por mais que não tenham como causa principal de luta a alimentação, constantemente esbarram nesse argumento e influenciam uma parte da sociedade a buscar uma alimentação mais saudável.  

3. Pegar e levar

  O surgimento de uma nova tendência de hábito de consumo também foi notado nos últimos anos. Chamada de “Grab and Go” ou, em português, pegar e levar, o nome autoexplicativo se refere à possibilidade do cliente simplesmente retirar seu pedido e ir se alimentar em outro lugar, em casa ou outro estabelecimento.   Essa tendência lembra bastante o drive-thru, porém, há diferenças: este modelo parte do pressuposto que o produto ou refeição que ele for buscar já estejam prontos, não é necessário ter a etapa de atendimento, solicitação via app ou telefone, ou mesmo ter um cardápio digital.  

4. Produtos artesanais, locais e culinária regional

  Continuando no caminho da alimentação saudável, há 2 subtendências muito importantes em crescimento: o aumento da demanda por produtos artesanais e apreciação de uma culinária regional.   Produtos artesanais e locais são uma ótima forma de incrementar mais valor ao seu produto, assim como a forma de preparo (a culinária). O público entende que produtos artesanais são parte de uma experiência única, onde o produto foi feito com matéria-prima exclusiva e específica, preparado seguindo as tradições culinárias daquela região.   Além de trazer exclusividade para sua marca, seu público recebe uma inovação valiosa, além de uma experiência única.   De acordo com a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), o setor de comida artesanal e orgânica cresceu, em 2020, 30% a mais do que em 2019. Não é à toa que vemos ainda muita abertura de hamburguerias artesanais.  

5. Sustentabilidade

  O segmento de alimentos e bebidas nem sempre pode ser considerado o mais sustentável. Sabemos que há um alto índice de desperdício de alimentos, resultado de má administração, organização e, muitas vezes, até da conservação dos insumos.   Acompanhando as demais mudanças nos hábitos de consumo da sociedade, a sustentabilidade alimentar também acabou por tornar-se uma tendência a ser seguida. De um lado, temos marcas se preocupando com o desperdício de comida e com a sustentabilidade de seus negócios; e de outro, temos um público exigente e que se identifica (e dá preferência) por marcas que incentivam a questão sustentável.   É muito importante que um estabelecimento deixe claro que se importa com o meio ambiente e não quer desperdiçar comida. Ao fazer isso e cuidar bem dos recursos, a empresa não ajuda só a natureza, mas também satisfaz os clientes que querem negócios éticos. Ao mostrar esse compromisso, a empresa não só fica bem vista, mas também inspira seus clientes e parceiros a agirem de forma mais consciente. Isso ajuda a evitar problemas como poluição e uso exagerado de recursos, fazendo com que todos na cadeia de produção pensem melhor em suas ações.   Existem várias formas de apoiar na prática a sustentabilidade pelo seu negócio e, claro, surfar nessa onda e trazer inovação e estratégia para sua marca.  

Consumo plant-based: consumidor cada vez mais consciente

Se você chegou até aqui, já entendeu que uma das tendências mais fortes para os próximos anos é a mudança nos hábitos do consumidor e a forma como ele se relaciona com a sociedade capitalista. É fácil notar os movimentos em prol de uma vida mais consciente, em diversos aspectos, e o consumo plant-based é mais uma bandeira importante levantada pelo público.   O consumo plant-based, que significa optar por uma alimentação sem produtos de origem animal, no português, consumo à base de alimentos plantados, é a ideia que defende o fato de que uma nutrição saudável significa uma alimentação à base de alimentos provenientes da terra, vegetais, frutos, verduras, legumes, frutas e etc. A ideia principal é ter uma dieta saborosa, com alimentos preparados e colhidos em sua forma mais simples e fresca.  

Conclusão comercial apresentando a Seara Food Solutions

Bom, se você leu o texto todo, entendeu a importância da expertise da Seara Food Solutions e, mais ainda, a importância da disseminação de todo esse conteúdo, em prol do crescimento, da profissionalização, da inovação, da segurança e, principalmente, da oportunidade ao empreendedor no setor alimentício.   Aqui, na Seara Food Solutions, você encontra produtos de extrema qualidade e biossegurança garantida, cumprimos à risca todos os critérios para sermos uma marca que preza pela ótima experiência e qualidade de serviços e produtos.   Gostou deste conteúdo? Já sabia da importância e da abrangência do termo food service? Continue acompanhando a plataforma, contando com a Seara Food Solutions, aprendendo e evoluindo com a gente!

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