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Como fazer um plano de marketing para o seu negócio do ramo alimentício?

O marketing estratégico deve sempre ser uma das principais preocupações do empreendedor, pois é um conjunto de ferramentas e estratégias que podem mudar o curso de um negócio facilmente e inclusive decidir seu futuro.

E o mais legal: as estratégias podem ser adaptadas a praticamente qualquer nicho de negócio. E claro, ter a ajuda de especialistas sempre é o ideal, mas, se esse não for o caso, há ainda muitas ações que você pode fazer sem muito esforço.

Quer entender melhor como construir um plano de marketing e ver na prática as marcas do nicho alimentício que arrasam na publicidade? Continue a leitura!

O que é um plano de marketing?

O planejamento estratégico é essencial para qualquer empresa, pois nos dá uma visão dinâmica do negócio, auxilia a traçar metas realistas, reforça os fundamentos e as frentes mais importantes, além de fornecer insights (ideias) para melhorias, adaptações e tudo que for necessário para a evolução do negócio.

O plano de marketing é uma das etapas do planejamento estratégico de uma empresa, ou de seu plano de negócio. É nessa etapa que você, dono do negócio, irá destrinchar as particularidades das suas oportunidades e desafios, e traçar planos de ações, delimitando ferramentas, objetivos, metas numéricas, prazos e responsáveis.

De maneira resumida: o plano de marketing é o documento que especifica os passos das estratégias de marketing que estão previstas para a empresa até um determinado período. Você não precisa traçar um plano para o ano inteiro, pode ser para um intervalo de tempo, uma campanha, um período de datas comemorativas, e por aí vai.

Qual a importância do plano de marketing para a empresa?

O foco principal do plano de marketing é cumprir os objetivos traçados e alcançar as metas da empresa.

Muita gente acredita (e se contenta com isso) que para fazer o marketing da sua empresa basta criar um perfil da marca nas redes sociais ou investir às cegas em anúncios. Na realidade, você poderá estar perdendo um tempo valioso fazendo ações sem metas, objetivos, planejamento e acompanhamento.

O plano de marketing precisa direcionar a equipe de forma assertiva e conduzir ações com finalidades (metas) claramente definidas.

Algumas das principais vantagens de um bom plano de marketing são:

  • Trazer mais visibilidade e reconhecimento para sua marca;
  • Alcançar e impactar potenciais clientes, aumentando as chances de ter clientes satisfeitos e fidelizados, sem desperdiçar dinheiro;
  • Estabelecer pontos da comunicação e da identidade da empresa que precisam ser padronizados, como: manual de marca, logomarca, slogan, cores, tom de voz e etc.;
  • Acessar e construir uma base de dados, não só dos clientes, mas de como se comportam num cenário de compra ou de análise de compras;
  • Entender esses dados e como eles podem ser transformados em melhorias e oportunidades;
  • Como o plano de marketing traz o dado, sua análise e a conclusão, consequentemente, você terá algumas análises trazendo mais previsibilidade sobre o futuro do negócio, e maior segurança nas tomadas de decisões;
  • E por último, mas não menos importante: economia de tempo e dinheiro, uma vez que você terá controle do que está acontecendo e do que está previsto para acontecer.

Como elaborar um plano de marketing

Cada plano de marketing de uma empresa pode apresentar variações nas etapas que vão estruturar o planejamento. Trouxemos aqui alguns pontos essenciais para planejar ações de marketing, mas, sinta-se livre para complementar, incluindo etapas específicas do seu negócio!

1º Passo: Definir objetivos macro do negócio, depois, objetivos micro, e prazos. Por exemplo: metas financeiras, investimentos, metas de negócio, previsões e etc.

2º Passo: Separe e classifique esses objetivos em frentes que fazem parte da atuação do marketing, como: reconhecimento de marca, fortalecimento da identidade da sua marca, identificação do seu público-alvo e perfil de cliente ideal, possíveis formas de atuação no ambiente digital e não digital;

3º Passo: Estabeleça um responsável ou equipe para cada frente de atuação e lhes peça ações claras para que cada um atinja seu objetivo, dentro de sua frente de atuação. Por exemplo, tenha uma equipe que se dedica somente a construir ações estratégicas de marketing, outra equipe será responsável por pensar em programas de fidelização, outra equipe será responsável por construir a identidade visual da marca, e por aí vai…

4º Passo: Definição de canais a serem utilizados nas estratégias de marketing, ferramentas para construção de materiais de publicidade e marketing digital, softwares para profissionalizar as imagens utilizadas nas estratégias de marketing digital, e qual a verba para cada uma dessas frentes;

5º Passo: Uma das etapas mais importantes, execute o plano! Não adianta planejar tudo aos mínimos detalhes e não colocar em prática.

Essa é mais uma dica do que uma etapa em si: mas, tenha constância, analise os resultados das campanhas e volte corrigindo erros.

Principais estratégias de um plano de marketing

Listamos abaixo as principais estratégias de marketing da atualidade, sobretudo voltadas para o mundo digital. Confira:

  • Marketing de Conteúdo:

Marketing de conteúdo é a técnica do marketing aplicado à escrita de um conteúdo rico, embasado em dados, pesquisas e tudo aquilo que traz relevância para o seu público. Esse conteúdo precisa ser compartilhado na internet de alguma forma, seja pelas redes sociais, por um blog, site, aplicativo, e-mail etc. O formato do conteúdo também pode variar, sendo em fotos, vídeo, áudio, postagens, e-books e etc. O principal objetivo dessa estratégia é converter o potencial cliente/visitante em um lead, por meio de algum cadastro. Dessa forma, você consegue melhorar seu relacionamento com essa pessoa, ganhar notoriedade e despertar interesse no seu produto ou serviço.

  • Outbound e Inbound marketing:

São estratégias de marketing digital que se diferenciam principalmente por uma questão: no inbound marketing, o cliente é que procura a marca, por sua própria conta ou necessidade. No outbound marketing, a empresa é que faz o movimento de ir em busca do cliente, de contatá-lo de alguma forma e oferecer seus produtos ou serviços.

No entanto, essa diferença não significa que as estratégias funcionem exclusivamente dessa forma. Muitas ações consideradas Inbound podem ter a empresa como parte proativa da relação. Quando a marca procura o potencial cliente para compartilhar algum conteúdo rico, com o objetivo de fazê-lo se cadastrar em alguma base de dados, ou pelo menos fornecer dados básicos de cadastro.

Isso é importante para que você possa personalizar suas comunicações com esse potencial cliente e fazê-lo se sentir único e valorizado pela marca. Além disso, a construção dessa base de dados contribui para a formação de outras estratégias, como segmentação de público, blogposts e ações promocionais pontuais.

Já o Outbound marketing tem a forte característica de ter a empresa como a parte proativa da relação, ou seja, a empresa é que toma a iniciativa de procurar o cliente para oferecer seus produtos, apresentar a marca, agendar demonstrações e etc. Isso não significa que o potencial cliente não tenha nenhum interesse nesse produto, mas apenas não tinha conhecimento ainda. Exemplos: e-mail marketing, ligações (também chamadas de cold calls), anúncios de uma forma geral, na TV, no seu celular ou na rádio.

  • Redes sociais:

Talvez a estratégia mais conhecida e disseminada é a construção e gestão de um perfil da sua marca nas principais redes sociais em que se encontra seu público.

É importante que as redes tenham aparências padronizadas e sigam linhas editoriais de postagens que façam sentido e se conectem com os valores da marca.

No mercado alimentício, as redes sociais são grandes aliadas, pois evidenciam o sabor dos pratos, exagerando propositalmente na beleza das imagens para gerar sensação de desejo no público.

  • Marketing offline:

É importante passarmos um pouco pelas estratégias que fogem do mundo digital, que se bem direcionadas, podem trazer muitos resultados, sobretudo para o nicho de comidas e bebidas. Por exemplo: panfletos, flyers e cartões de fidelidade.

Você também tem a oportunidade de explorar o delivery, ou seja, o momento da entrega do pedido para fazer alguma ação promocional interativa, que envolve acúmulo de pontos à medida que o cliente faz um pedido, para que ele possa trocar por outro benefício e se sentir valorizado.

E, ainda, caso tenha um estabelecimento físico, pense em eventos e ações locais de engajamento.

Cases de sucesso: o melhor do marketing de comida

Quando falamos em comidas, bebidas e publicidade, é inevitável não pensar em algumas marcas que se destacam e fizeram ações que marcaram a mente do brasileiro.

Não precisamos ir muito longe para vermos casos de sucesso de pequenos ou médios empreendedores do ramo alimentício que conseguiram prosperar utilizando algum diferencial, alguma inovação ou estratégia diferenciada, única de seu negócio.

Já ouviu falar na lanchonete Esfiha Juventus? Hoje, vamos te contar um pouco de como o casal Tamer e Wanda, donos do negócio, conseguiram destrancar a chavinha do sucesso e aumentar a lucratividade e a clientela da sua lanchonete. Aberta em 1967, no bairro Mooca, em São Paulo, a lanchonete do casal enfrentou o julgamento e o forte preconceito das pessoas que logo julgavam o sabor e o menu da lanchonete, por terem suas origens ligadas a um país sírio.

O casal conseguiu vencer a dificuldade explorando seus diferenciais e aguçando a curiosidade das pessoas para provarem suas receitas saborosas e comidas típicas de outra região, que não a brasileira. Além de investirem em um excelente atendimento, simpatia e produtos de qualidade.

Atualmente, a empresa conta com mais de 80 funcionários, trabalhando direta ou indiretamente para a lanchonete, e o local virou praticamente uma parada obrigatória no circuito cultural do bairro Mooca.

Fachada de um restaurante de alto padrão, com um balconista a postos.
(Imagem: retirada do site do Bar do Adão – unidade Via Parque Shopping)
 

Um outro exemplo que ficou famoso no nosso país por melhorar suas estratégias de marketing foi o Bar do Adão, no bairro Grajaú, no Rio de Janeiro, criado no início dos anos 90, pela família Ferreira Costa. O que no começo era um pequeno bar que vendia comidas e bebidas típicas de botecos brasileiros, como cervejas, salgados, caldos e etc., com o tempo, a família foi percebendo a necessidade de inovar, seja no menu do que o bar servia seja em outras estratégias.

E assim, para escalar o negócio da família, os donos investiram em ampliar o cardápio e deixá-lo mais elaborado, com a adição de comidas como bolinhos de bacalhau e uma variedade de pastéis fritos. Além disso, modernizaram também as instalações do bar, para deixá-lo mais convidativo e único.

As mudanças deram tão certo que hoje o Bar do Adão é extremamente famoso no Rio de Janeiro, já conta com mais de 14 estabelecimentos e 2 franquias. Um verdadeiro case de sucesso!

Por fim, não podemos deixar de mencionar os reis do fast food, o McDonalds e Burger King, e sua “rivalidade” que, muitas vezes, é explorada em anúncios e propagandas conhecidos como marketing de guerrilha. São ações que costumam chamar bastante atenção do público e ficam em sua memória.

Fotografia de uma unidade do Burger King em uma ação de marketing para o Halloween.
(Imagem: tradicional fantasia de halloween do BK, se passando pelo McDonalds, assustando os clientes. – Gazeta do Povo)

Como o Seara Food Solutions pode te ajudar no seu plano de marketing

No portal Seara Food Solutions, nós temos o compromisso de ajudar você, empreendedor do ramo alimentício, a decolar seu negócio. Disponibilizamos conteúdos educativos, atuais e estratégicos sobre temas relacionados à gestão e administração do seu negócio.

Além de muitas ferramentas, receitas, dicas, estratégias e produtos exclusivos para garantir o seu sucesso. Confira sempre e saia na frente da sua concorrência.

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