Abrir seu próprio negócio no ramo alimentício na era digital requer adaptação para incluir essas ferramentas nos planos da empresa.
Com certeza você já ouviu falar no iFood, uma startup brasileira que nasceu em 2011, mas só teve seu “boom” de crescimento nos anos de 2014, 2015 e 2016. Hoje em dia, a empresa se tornou referência em delivery na América Latina, chegando a entregar mais de 65 milhões de pedidos por mês em todo o país, de acordo com a plataforma.
Seu modelo de negócio quebrou diversos paradigmas e inovou totalmente os padrões mercadológicos que possuíam foco no delivery. O aplicativo utiliza da tecnologia para fazer a ponte entre consumidores, restaurantes, entregadores e varejistas, para que os pedidos sejam entregues na casa do cliente.
Com mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados e 200 mil entregadores trabalhando em 1700 cidades em todo o Brasil, você, empreendedor do ramo alimentício, não pode deixar o seu negócio de fora dessa plataforma extremamente consolidada e que tem crescido tanto.
O que é o marketing de delivery para comida?
Até aqui, já entendemos que delivery é a ação da empresa entregar a domicílio os pedidos dos clientes. Geralmente, as empresas utilizam plataformas, ou aplicativos para facilitar esse processo (algumas empresas mais tradicionais ainda preferem utilizar a ligação telefônica). Com um aplicativo específico para delivery, o cliente ganha mais independência e praticidade na hora de fazer o pedido, assim como a empresa recebe e os organiza de forma muito mais otimizada. O ponto-chave de utilizar um aplicativo de delivery, para seu restaurante, lanchonete, hamburgueria, supermercado e etc, é o fato de que você pode usufruir do próprio aplicativo para fazer seu marketing de delivery. Você pode aproveitar espaços específicos dentro do App para inserir materiais de comunicação e outras formas de notificar ações promocionais, novidades do seu negócio, como descontos exclusivos, lançamentos de produtos, condições especiais e etc. Além da plataforma, você pode também preparar outros tipos de ações, com panfletos, cartão fidelidade e demais opções que podem ser enviadas dentro do pedido do cliente. Este é mais um espaço que você tem para dialogar com o cliente, mandar um recado personalizado, investir em uma embalagem de entrega criativa ou até mesmo promover mais interatividade junto ao consumidor, para que ele sinta que está experienciando algo novo.Como iniciar meu negócio no iFood e outros deliveries?
Existem outras plataformas de delivery, como o Rappy, 99 Food, dentre outras opções. O site “A Melhor Escolha” fez uma curadoria com os principais serviços de delivery que temos no Brasil hoje, com resenhas e explicações das vantagens e desvantagens de cada um. Lembre-se que você não precisa manter seu negócio em apenas uma plataforma de delivery, mas em quantas você julgar necessário e adequado à sua empresa. Porém, abaixo vamos explicar como funcionam os planos do iFood, a maior plataforma de deliveries, e qual o seu processo para fazer cadastro.Como funcionam os planos do iFood?
O iFood oferece 2 planos para você escolher qual se adapta melhor à sua necessidade. iFood Básico- Sua loja no app do iFood;
- Entrega feita pela sua loja;
- Gestor de pedidos;
- Ferramentas de marketing;
- 12% de comissão sobre pedidos delivery;
- 3.2% de taxa para pedidos pagos via iFood;
- Mensalidade de R$ 100,00, sendo o 1º mês grátis!
- Entrega (delivery) com parceiros iFood;
- Rastreio de entrega em tempo real, ou seja, mais controle do pedido pro cliente;
- Tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega;
- Atendimento iFood até a entrega;
- Seguro contra fraudes na entrega;
- 23% de comissão sobre pedidos delivery;
- 3.2% de taxa para pedidos pagos via iFood;
- Mensalidade de R$ 130,00, sendo o 1º mês grátis!
Como fazer o cadastro no iFood?
- Informe seus dados de contato: nome, e-mail e celular;
- Preencha a documentação: disponha o número do seu CNPJ ou MEI (não é possível vender apenas com CPF);
- Escolha um plano para o seu negócio, dentre os apresentados acima;
- Defina uma conta bancária: você receberá os repasses por essa conta;
- Assine o contrato de serviço: o iFood irá validar os seus documentos primeiro, depois você assina o contrato e configura sua loja dentro do aplicativo.
Principais estratégias para inovar e se destacar no delivery
Agora que você já cadastrou seu negócio em algum delivery, chegou o momento de investir em estratégias para se destacar e fidelizar seus clientes. Uma pesquisa divulgada pela GS & MD e Instituto Food Service Brasil mostrou que, em 2021, os gastos dos brasileiros com pedidos delivery subiram 24% e estima-se que o crescimento do food service de 2022 tenha sido de 28%. Para te inspirar, separamos algumas ideias para você por em prática e aumentar as suas vendas pelo delivery.- Invista em divulgação
- Desenvolva um cardápio digital
- A entrega é parte fundamental do seu serviço
- Conte com ótimos parceiros
- Tenha uma relação próxima com seu cliente e o mantenha engajado
- Tenha ações promocionais voltadas para a fidelização do cliente
- Entenda o seu público e o que poderia ser um diferencial do seu delivery
Conclusão comercial apresentando a Seara Food Solutions
O portal Seara Food Solutions é onde você encontra todo apoio que um empreendedor do ramo alimentício precisa. Trazemos notícias e reportagens importantes sobre os temas que fazem parte desse universo, nos empenhamos em oferecer conteúdos estratégicos e específicos sobre negócios e empreendimentos do nicho, além, é claro, de receitas, ferramentas, produtos e linhas diferenciadas que atendem a todo tipo de público. Não deixe de explorar nosso site e tirar o máximo proveito para que seu negócio prospere cada vez mais!QUER SABER MAIS:
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